Powered By Blogger

    Search

    A minha Lista de blogues

    contador

08/02/09

Consumo de álcool só a partir de 18 anos













Plano Nacional para o Álcool. Tal como acontece na maior parte da Europa, Portugal deverá mudar a idade mínima para beber. As medidas para reduzir efeitos do consumo excessivo já estão desenhadas

Proposta vai ser levada ao Ministério da Saúde até 2010

O Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) quer que a idade legal para a compra a consumo de bebidas alcoólicas passe de 16 para os 18 anos.

A proposta vai ser feita ao Ministério da Saúde até 2010 e integra o Plano Nacional para a Redução dos Problemas do Álcool, a que o DN teve acesso. O documento começa a ser discutido amanhã e prolonga-se pelo próximo mês.

Médicos e especialistas estão de acordo com esta medida, que está em vigor na maioria dos países europeus, à excepção de Itália e algumas regiões de Espanha. Temem porém que a fiscalização desta norma não seja diferentes da actual. "É uma vergonha. Vemos jovens de 14 ou 15 anos a beber em bares e nas ruas e nada parece ser fiscalizado", diz o psiquiatra Luís Patrício. De forma a garantir o cumprimento desta medida, IDT e entidades parceiras do plano vão promover a fiscalização sistemática nos locais de consumo e venda de bebidas alcoólicas e divulgar os resultados obtidos em articulação com a ASAE.
(Diana Mendes Diário de Noticias)

Esta é uma das mais importantes medidas do Governo, mas mais importante ainda é a mudança de mentalidades. Muitas vezes estas crianças seguem o exemplo do(s) pai(s).

TEMOS UM PAÍS DE ALCOÓLICOS E CONTINUAMOS A VER, TODOS OS DIAS, NA TV OS ANUNCIOS DA SAGRES E OUTRAS MARCAS DE CERVEJA.???????????????????????????????????

1 comentários:

Rolando Palma disse...

Primeira visita ao teu blog...

Como tens razão no teu post. A hipocrisia abunda...

( e quem melhor que os nossos governantes para dar maus exemplos ? )

http://entremares.blogs.sapo.pt